quinta-feira, 17 de março de 2022

XIII Seminário Nacional de Formação de Professores - “Formação de professores, compromisso social e direito à educação: (re)construindo uma agenda democrática”

XIII Seminário Nacional de Formação de Professores - “Formação de professores, compromisso social e direito à educação: (re)construindo uma agenda democrática”

O XIII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação é um evento acadêmico historicamente organizado pela ANFOPE – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação – desde 1997. Nesta edição, como já ocorreu em 2019, o evento conta com a parceria do Forumdir ( @forumdir ) do ForParfor do ForPibid Rp ( @forpibid_br ) e o apoio de diversos Fóruns do Rio de Janeiro e Universidades fluminenses.

🗓🕰O evento será híbrido com previsão de realização de três dias presenciais e três virtuais, no período de 21 a 23/09 (presencial), e de 26 a 28/09 (virtual).

📢Inscreva-se em: www.seminarionacional.anfope.org.br


  Fonte: @anfope

 

 

segunda-feira, 14 de março de 2022

“Quem precisa de direitos da criança? Participação, política, pesquisa e práticas” – Catarina Tomás

No dia 07 de março de 2022, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE-UEPG) recebeu, em sua aula inaugural, a professora Catarina Tomás da Escola Superior de Educação de Lisboa e integrante do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da universidade Nova de Lisboa/Portugal. Este evento foi proposto em parceria com o Colegiado do Curso de Pedagogia e com o Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão em Educação Infantil (GEPEEDI/CNPq) e teve como objetivo trazer uma discussão sobre a infância e a educação infantil. 
Em uma fala contundente, a professora Catarina Tomás discorreu sobre o tema “Quem precisa de direitos da criança? Participação, política, pesquisa e práticas”, e tratou de questões relacionadas às concepções de criança e infância na perspectiva de seus direitos, suas culturas e sua potência enquanto sujeitos.







 

Catarina deu um enfoque maior, à dimensão da participação da criança, afirmando que este direito não pode ser deturpado ou utilizado para fazer valer o olhar e a compreensão adultocêntrica da realidade.

A aula inaugural está disponível no canal do PPGE-UEPG no Youtube: https://youtu.be/X8qqkZ_6NQ0

Vale a pena conferir!!



sexta-feira, 4 de março de 2022

Aula inaugural do PPGE/UEPG- "Quem precisa de Direitos da Criança? Participação, política, pesquisa e práticas"

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG convida para a Aula Inaugural 2022: "Quem precisa de Direitos da Criança? Participação, política, pesquisa e práticas", com a professora Catarina Tomás - Escola Superior de Educação de Lisboa - CICS-NOVA.

O evento, que conta com a parceria do Colegiado do Curso de Pedagogia e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil – GEPEEDI, acontecerá no dia 07 de março, às 8h (Brasil) – 12h (Portugal) e será transmitida pelo canal do PPGE no YouTube.

A professora Catarina Tomás é socióloga e doutora em Estudos da Criança (Sociologia da Infância) pela Universidade do Minho. Seus estudos têm se destacado por tratar dos Direitos da Criança, assim como, a participação das crianças e a Educação da Infância.

Iniciamos o ano letivo com a presença da professora Catarina Tomás compreendendo este momento como uma grande oportunidade de pensarmos a criança e a infância, o que permite dar mais visibilidade às pesquisas que se ocupam de pensá-las e de pensar com elas.


Informações complementares:

➡️ As inscrições serão realizadas durante o evento por um formulário on-line disponibilizado no chat.

➡️ A aula será transmitida pela Plataforma YouTube, no canal do PPGE-UEPG:

https://www.youtube.com/watch?v=X8qqkZ_6NQ0

➡️ A atividade será certificada.

sábado, 29 de janeiro de 2022

8ª Conferência “Direitos e Oportunidades das Crianças em um Mundo Desigual: Pesquisa, Política e Intervenção”

 

Convite:


O Comitê organizador da Sociedade Internacional de Indicadores da Infância (International Society for Child Indicators, ISCI) anuncia a chamada para envio de resumos da 8ª Conferência “Direitos e Oportunidades das Crianças em um Mundo Desigual: Pesquisa, Política e Intervenção a realizar-se em Gramado/RS, Brasil em 25-27 de Maio, 2022.

 O objetivo geral da Conferência é reunir pesquisadores de diferentes continentes para aumentar o conhecimento sobre os Indicadores e Direitos das Crianças e Adolescentes, ter uma visão mais crítica sobre as Políticas Públicas e Sociais sobre o tema e propor estratégias para ampliar oportunidades de desenvolver e fortalecer espaços e contextos de promoção e igualdade de bem-estar para todas as crianças.

A Conferência da ISCI 2022 busca destacar a excelência e a inovação em pesquisas originais com implicações políticas e práticas. Os acadêmicos que trabalham na pesquisa de indicadores infantis em qualquer país e de qualquer referencial teórico são convidados a enviar resumos de pesquisas.

Para mais informações sobre a Conferência, clique em www.isci2022.org

Informações atualizadas sobre o programa, viagens e inscrições serão publicadas periodicamente.

A CHAMADA PARA RESUMOS ESTÁ ABERTA!
O prazo para envio de resumos é até 31 de janeiro de 2022.

Submissões em todas as áreas usando métodos qualitativos e/ou quantitativos cientificamente sólidos são bem-vindas. Apresentações em formato de painel com iniciativas baseadas em evidências e participantes de diferentes setores também são bem-vindos.

São convidados a serem enviados resumos on-line sobre os seguintes temas e subtemas:

Temas

  • Indicadores de tendências sociais, políticas públicas e sociais centradas no bem-estar das crianças e adolescentes
  • Indicadores dos direitos das crianças e adolescentes
  • Pesquisa sobre pobreza, desigualdade e bem-estar infantil
  • Inovações na concepção e avaliação de pesquisa sobre o foco da Conferência
  • O uso de dados administrativos em indicadores de serviços para crianças
  • Modelos de prática baseadas em evidências
  • Questões globais de política, medição e bem-estar infantil
  • Práticas de desenvolvimento do bem-estar infantil
  • Resultados e consequências do Apoio social e da Educação
  • Crianças e adolescentes e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
  • Abordagens ‘cross-country’ para bem-estar infantil e indicadores infantis
  • Metodologias comparativas para compreender o bem-estar das crianças
  • Problemas relacionados à avaliação e medidas de bem-estar infantil e contextos de vida das crianças
  • Impactos da COVID-19 na infância e adolescência

Subtemas

  • Saúde física e mental
  • Bem-estar subjetivo
  • Direitos das crianças e adolescentes
  • A participação e as vozes das crianças
  • Pobreza, privação, bem-estar material e desigualdade
  • Maus-tratos, violência e bullying
  • Crianças e adolescentes com deficiências
  • Desenvolvimento e educação da primeira infância e adolescência
  • Arranjos e estratégias de cuidado infantil
  • Migração e crianças refugiadas desacompanhadas
  • Aborígenes e populações indígenas
  • Identidade sexual e orientação de gênero
  • Mudança climática e meio ambiente
  • Mobilidade Urbana
  • Computadores, internet, mídias e o bem-estar de crianças e adolescente

Esperamos vê-lo na ISCI 2022 no Brasil!

 Fonte: Organização do evento