"Cultivemos antes de tudo este desejo inato na criança de se comunicar com outras pessoas, outras crianças, sobretudo o desejo de dar a conhecer à sua volta os seus pensamentos, seus sentimentos, seus sonhos, suas esperanças. Então, aprender a ler, a escrever, familiarizar-se com o essencial daquilo que chamamos de cultura, será para a criança uma função tão natural quanto aprender a andar". (FREINET apud JOFFILY, p. 59)
No dia 13 de junho de 2022 aconteceu mais um
encontro do Grupo de Estudo GEPEEDI, o qual iniciou com a apresentação da
programação do dia realizada pela Professora Dra Marilúcia A. de Resende de
Peroza. Na sequência a Professora Dra. Daiana Camargo realizou uma explanação
sobre a: “A Pedagogia Freinet na educação infantil de hoje” contextualizando a
vida e obra de Freinet.
Na sequência, a Professora Dra. Marilúcia
realizou a abordagem e discussão inicial do livro: “A Pedagogia Freinet na
Educação Infantil” – Ruth Joffily, o qual aborda a Pedagogia Freinte e sua
abordagem em uma instituição escolar; e do Marco Legal (Lei nº 13.257, de 8 de
março de 2016 – Brasil), o qual traz muitos ganhos e avanços o reconhecimento
da infância, da criança como um ser de direitos. Elucidando a temática
referente ao Marco Legal, a Profª Dra. Marilúcia trouxe para análise o vídeo
“Marco Legal da Primeira Infância” d a Cartilha: “Marco Legal da Primeira
Infância”.
Após as discussões e reflexões sobre
educação e infância, a Mestranda Taline Ienk apresentou a organização de sua
pesquisa sobre a Afetividade na Educação Infantil, discutindo conosco os
instrumentos para geração de dados.
Todo momento de reflexão, diálogo e de
troca de experiências é muito rico e significativo para um olhar diferenciado
sobre a educação, fazê-lo, portanto, é de extrema importância e valia, pois,
quanto mais conhecemos, mais percebemos o quão pouco sabemos.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Lei nº
13.257, de 8 de março de 2016. Brasília, 2016.
JÚNIOR, Afrânio Tadeu Garcia, [et al]. Cartilha sobre o marco legal da primeira infância — Revisado por Mônica Fernandes Rodrigues Duhart. Alfenas, 2021.
NETO, Paulo Byron Oliveira Soares Neto. A gestão democrática e sua importância para alçarmos a melhora na qualidade de ensino e participação da sociedade. Disponível em: https://paulobyron.jusbrasil.com.br/artigos/569161397/a-gestao-democratica-esua-importancia-para-alcarmos-a-melhora-na-qualidade-de-ensino-e-participacao-da-sociedade. Acessado em: 28/06/2022, às 10:03 h.
BRASIL, Câmara dos Deputados. Marco Legal da Primeira Infância. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dHeDZSl86tY. Acessado em: 28/06/2022, às 10:07 h.
JOFFILY, Ruth. A Pedagogia Freinet na educação infantil hoje. Education Populaire.
Dicas para aprofundar o estudo:
- Movimento Freinet ICEM:
https://www.icem-pedagogie-freinet.org/
- Imagens -Associação Amigos de Freinet:
https://www.asso-amis-de-freinet.org/
- Escolas – Brasil:
https://www.escolacurumim.com.br/pedagogia-freinet/
- Colóquio Freinet – Fala de Ruth Joffily:
- Provocações…
https://emei-neusa.wixsite.com/website
https://redefreinet.webnode.page/
https://www.youtube.com/watch?v=dHeDZSl86tY


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