terça-feira, 5 de julho de 2022

 "Cultivemos antes de tudo este desejo inato na criança de se comunicar com outras pessoas, outras crianças, sobretudo o desejo de dar a conhecer à sua volta os seus pensamentos, seus sentimentos, seus sonhos, suas esperanças. Então, aprender a ler, a escrever, familiarizar-se com o essencial daquilo que chamamos de cultura, será para a criança uma função tão natural quanto aprender a andar". (FREINET apud JOFFILY, p. 59)

 

No dia 13 de junho de 2022 aconteceu mais um encontro do Grupo de Estudo GEPEEDI, o qual iniciou com a apresentação da programação do dia realizada pela Professora Dra Marilúcia A. de Resende de Peroza. Na sequência a Professora Dra. Daiana Camargo realizou uma explanação sobre a: “A Pedagogia Freinet na educação infantil de hoje” contextualizando a vida e obra de Freinet.

Na sequência, a Professora Dra. Marilúcia realizou a abordagem e discussão inicial do livro: “A Pedagogia Freinet na Educação Infantil” – Ruth Joffily, o qual aborda a Pedagogia Freinte e sua abordagem em uma instituição escolar; e do Marco Legal (Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016 – Brasil), o qual traz muitos ganhos e avanços o reconhecimento da infância, da criança como um ser de direitos. Elucidando a temática referente ao Marco Legal, a Profª Dra. Marilúcia trouxe para análise o vídeo “Marco Legal da Primeira Infância” d a Cartilha: “Marco Legal da Primeira Infância”.

Após as discussões e reflexões sobre educação e infância, a Mestranda Taline Ienk apresentou a organização de sua pesquisa sobre a Afetividade na Educação Infantil, discutindo conosco os instrumentos para geração de dados.

Todo momento de reflexão, diálogo e de troca de experiências é muito rico e significativo para um olhar diferenciado sobre a educação, fazê-lo, portanto, é de extrema importância e valia, pois, quanto mais conhecemos, mais percebemos o quão pouco sabemos.

 

REFERÊNCIAS:

 

BRASIL. Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016. Brasília, 2016.

 JÚNIOR, Afrânio Tadeu Garcia, [et al]. Cartilha sobre o marco legal da primeira infância — Revisado por Mônica Fernandes Rodrigues Duhart. Alfenas, 2021.

NETO, Paulo Byron Oliveira Soares Neto. A gestão democrática e sua importância para alçarmos a melhora na qualidade de ensino e participação da sociedade. Disponível em: https://paulobyron.jusbrasil.com.br/artigos/569161397/a-gestao-democratica-esua-importancia-para-alcarmos-a-melhora-na-qualidade-de-ensino-e-participacao-da-sociedade. Acessado em: 28/06/2022, às 10:03 h.

BRASIL, Câmara dos Deputados. Marco Legal da Primeira Infância. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dHeDZSl86tY. Acessado em: 28/06/2022, às 10:07 h.

JOFFILY, Ruth. A Pedagogia Freinet na educação infantil hoje. Education Populaire.

 

Dicas para aprofundar o estudo:

- Movimento Freinet ICEM:

https://www.icem-pedagogie-freinet.org/

- Imagens -Associação Amigos de Freinet:

https://www.asso-amis-de-freinet.org/

- Escolas – Brasil:

https://www.escolacurumim.com.br/pedagogia-freinet/

- Colóquio Freinet – Fala de Ruth Joffily:

https://youtu.be/zIIKLfBt7o0

- Provocações…

https://movinovacaonaeducacao.org.br/biblioteca/enquanto-a-ponte-evoluira-para-a-atualizacao-da-proposta-freinetiana-o-freinet-dos-meus-amigos-tinha-sido-congelado/

https://emei-neusa.wixsite.com/website

https://redefreinet.webnode.page/

https://www.youtube.com/watch?v=dHeDZSl86tY







quinta-feira, 9 de junho de 2022

Formação de professores de Educação Infantil

Dia de formação!!!!

Encontro do curso "Saberes diálogos e experiências de/com professores de crianças"

Tema: Dos fios, agulhas e linhas que tecem a formação de professores: DCNEIs, BNCC e pressupostos institucionais

 










 



sábado, 28 de maio de 2022

IV - Semana do Brincar - UEPG

 

Nos dias 25, 26 e 27 de maio aconteceu a IV - Semana do Brincar - UEPG

A semana do brincar propõe vivencias lúdicas e constituição de espaço formativo do professor brincante. Tal atividade alia-se aos movimentos mundiais que defendem o brincar como direito da criança, e enquanto espaço de formação consideramos o papel do professor/pedagogo na compreensão e prática lúdica. 

A proposta visou experiências brincantes aos acadêmicos do curso de pedagogia por meio de instalações e intervenções lúdicas e oficinas, bem como espaços de reflexão por palestras e discussões. 

Nesta quarta edição a Semana do Brincar se estendeu ao Curso de Pedagogia Modalidade EaD e a comunidade em geral, com transmissão de oficinas e palestra pelo AVA- UEPG.

https://ead.uepg.br/site/moocs/254 








Acesse as palestras:

A gestão da instituição de educação infantil: deixar brincar?

https://youtu.be/EJCy2fm85vo

Semana do brincar, para uma infância a brincar!

https://youtu.be/sQRTR1SHgN4